A Importância dos Nossos Sentidos
Visão, audição, tato, olfato e paladar são os cinco sentidos que conhecemos e usamos em nosso dia a dia. No entanto, você já parou para pensar que há muito mais do que isso que nos conecta com o mundo ao nosso redor? Na Idade Média, a memória era considerada um sentido, perfazendo seis sentidos. Mas e se eu te disser que a arte da fotografia pode nos proporcionar a experiência de treze sentidos?
A Fotografia como o Sexto Sentido do Fotógrafo
Para o fotógrafo, a câmera é uma extensão de seus olhos e de sua alma. É através dela que ele captura momentos únicos e eterniza histórias. Através da visão, ele busca enxergar além do óbvio, buscando ângulos e perspectivas que despertem emoções e sensações em quem vê a foto. Através da audição, ele escuta o som do silêncio, os risos, os suspiros e até mesmo o barulho da própria câmera, que se torna uma melodia para seus ouvidos.
A Arte da Fotografia: Uma Experiência Sensorial Completa
Para quem tem o privilégio de ver a foto capturada pelo fotógrafo, a experiência vai além da simples contemplação. Através da visão, somos transportados para o momento registrado, sentindo como se estivéssemos lá. O tato é despertado pela textura da imagem, seja ela suave ou áspera. O olfato é estimulado pelas cores e elementos presentes na fotografia, que podem nos remeter a cheiros e aromas. O paladar desperta pela conexão emocional criada através da arte.
A Relação entre Fotógrafo e Espectador
Ao unir o fotógrafo e o espectador através da fotografia, surge uma relação única. Através da arte, o fotógrafo compartilha sua visão de mundo com o espectador, que pode se identificar, se emocionar e se conectar com a imagem. É como se a foto se tornasse um elo entre duas almas, que se encontram e se entendem através da linguagem visual. É a magia da fotografia, que vai muito além dos cinco sentidos que conhecemos.